Jogos Mortais X : O retorno da maior franquia de terror

Jogos Mortais X: O Grande Resgate de uma Franquia que Estava em Declínio

Jogos Mortais X estreou nos cinemas brasileiros em 28/09 e as críticas foram extremamente positivas! Quem é fã da saga desde 2004 (2005 no Brasil) sabe que, após o quarto filme, perdemos nosso protagonista, Jigsaw (Tobin Bell), e, com isso, nossa afinidade pelos novos personagens não foi tão forte quanto por ele. Isso parece ter sido percebido até mesmo pelos roteiristas, pois, nos filmes seguintes, Jigsaw aparece em participações especiais em flashbacks para evocar nostalgia nos espectadores. No entanto, a narrativa que originalmente era sobre um psicopata que, ao descobrir que tinha câncer, tentava se matar e perdia um filho, testando a vontade de viver de pessoas que não valorizavam a vida, transformou-se em um filme policial/investigativo. Isso não tornou os prequels ruins, mas retirou a essência construída nos três primeiros filmes. Como resultado, muitos espectadores passaram a assistir os filmes apenas pelos jogos, que são a marca registrada da franquia.

Em 2017, foi lançado um novo filme chamado “Jogos Mortais: Jigsaw”. No Rotten Tomatoes, o filme recebeu uma recepção muito positiva da audiência, com 89% de aprovação, superando a crítica especializada, que deu apenas 32% de aprovação. O filme apresentou jogos macabros, uma história envolvente e um final surpreendente, que também é marca registrada da franquia. Além disso, trouxe de volta a presença de Jigsaw em flashbacks. O ápice desse filme foi contar uma história que se passou antes do primeiro “Jogos Mortais”, o que permitiu que os fãs criassem diversas teorias. Após os deslizes dos filmes após o terceiro, a ideia de voltar e explorar a história anterior foi um acerto.

Em 2021, recebemos a notícia de um novo filme da franquia, sem conexão direta com os eventos dos filmes anteriores e com um novo protagonista, Det. Zeke Banks, interpretado por Chris Rock. O filme também conta com outras estrelas de peso, como Samuel L. Jackson e Max Minghella. No entanto, como mencionado anteriormente, o filme se concentra exclusivamente na investigação policial e nos jogos sangrentos, sem nenhuma ligação emocional com os filmes anteriores. Isso resultou em baixas avaliações tanto da crítica especializada quanto da audiência. Mesmo com 75% de aprovação da audiência, é difícil encontrar alguém que tenha realmente gostado do filme.

Tudo parecia perdido para a franquia, mas felizmente eles não desistiram. Agora, em 2023, lançaram “Jogos Mortais X”. À primeira vista, muitos pensaram que seria mais uma tentativa frustrada, com uma história fraca e muitos jogos sangrentos, sem relevância. No entanto, a única coisa que acertaram foi a presença de jogos sangrentos. Este filme é totalmente focado no nosso querido Jigsaw. A primeira metade do filme apresenta um clima dramático nunca antes visto, centrando-se em John Kramer (Jigsaw), que busca uma cura para seu câncer terminal para prolongar sua vida. Ele segue a sugestão de um amigo que foi aparentemente curado por um procedimento ilegal nos Estados Unidos. John entra em contato com os médicos, vai para o México, passa pelo procedimento e, para sua surpresa, nada muda. Ele é vítima de um golpe, perde muito dinheiro e, o que é ainda pior, perde a última faísca de esperança que lhe restava. Cheio de ódio, parte em busca de vingança contra todos os envolvidos no esquema e os submete a um jogo. O interessante é que quatro deles enfrentam o jogo no mesmo ambiente, um de cada vez, criando uma tensão crescente à medida que os próximos observam seus amigos sendo torturados. Os jogos são os melhores da franquia até o momento, e o desfecho final é muito satisfatório. Além de Jigsaw, somos reintroduzidos à nossa querida Amanda Young, interpretada por Shawnee Smith, que desempenha seu papel de forma excepcional. O filme se passa entre o primeiro e o segundo da franquia, proporcionando uma dose de nostalgia que muitos sentiam falta. Em resumo, John Kramer pode não ter conseguido mais tempo de vida, mas a franquia conseguiu! Temos esperança de que as próximas sequências de Jogos Mortais sigam a fórmula que já deu certo, e com certeza seremos arrebatados novamente pelos jogos e pelas histórias. A propósito, não há nada mais nostálgico do que a cena pós-créditos. Fiquem até o final, pois vale muito a pena!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.