[CRÍTICA] Barbie carrega o título de filme do ano e sustenta seu hype!

Finalmente estamos na semana mais aguardada de 2023, que foi carinhosamente apelidada de ‘Barbienheimer‘. A clara referência se dá aos dois filmes que estreiam no dia 20 de julho, Barbie e Oppenheimer.

Porém, hoje o OverView SP chega com tudo para falar sobre aquele que está sendo considerado o filme do ano. Sim, Barbie. E foi confirmado: o filme vale todo o hype que colocaram nesse meio tempo de divulgação. Com uma trama leve, divertida, mas que aborda assuntos importantes, Barbie será o sucesso de 2023 e será lembrado por seu evento grandioso.

Confira o que achamos de Barbie nesta crítica completamente sem spoilers.

Atual e divertido, Barbie é o evento de 2023

Todo mundo na internet estava com medo de que o longa fosse, na verdade, uma verdadeira piada. Mesmo com o mundo apostando suas fichas na trama, ainda houve quem ficasse com um pé atrás. E o que necessário dizer é que: Barbie vale toda essa atenção que ganhou.

A história começa com o mundo perfeito da boneca mais famosa do mundo, que tem tudo do seu jeito, como o melhor dia de todos (o que é todos os dias). Porém, depois de um momento muito ruim, ela busca ajuda e nota que precisa ir até o Mundo Real descobrir o que está acontecendo com ela. E é aí que Barbie vai encarar um mundo verdadeiro, com sentimentos e um misto de confusões causada pela boneca no meio de seres humanos.

Aqui vemos que Greta Gerwig acerta mais uma vez em um de seus longas. A diretora consegue mesclar o mundo de fantasia de uma das bonecas mais famosas do mundo com assuntos realmente importantes da atualidade. Ou seja, se você pensava que era apenas um filme de bonecas, você se depara com uma história que te coloca pra refletir (e muito).

Porém, o que chama a atenção é como se conta essa história. Porque o filme não aborda em nenhum momento estes assuntos de forma pesada. Pelo contrário, o filme é leve, divertido, você mal vê o tempo passar e cai na risada. Gerwig foi certeira em mesclar com maestria esses pontos, o que quebra o papo de ser apenas mais um filme nos cinemas.

Além disso, você se depara com piadas e referências que chamam a atenção, cativam o espectador e vai fazer você cair na gargalhada. Há momentos em que o filme faz piada com a própria Mattel, dona dos direitos da boneca, o que torna tudo ainda mais divertido.

Margot Robbie, Ryan Gosling e America Ferreira se destacam em seus papéis

Se Barbie é o evento do ano, claro que isso se deve ao trabalho duro dos atores apresentados no longa. Por isso, o destaque vai para Margot Robbie, que é a nossa Barbie favorita. É como se ela conseguisse trazer uma delicadeza para a boneca, mas também, uma pitada de comédia e diversão. Sua Barbie é uma boneca perfeita, mas com imperfeições, que fazem você sentir ainda mais a personagem.

Outro ponto que merece atenção durante a trama é Ryan Gosling, o nosso querido Ken. Pra quem achava que ele seria apenas o companheiro apaixonado de Barbie, aí é que você se engana. Porque Gosling traz um ‘quê’ engraçado para o personagem, que também tem seus problemas e quer resolver isso de alguma forma. Ken chama a atenção por completo, pelo simples fato de existir e querer conquistar a Barbie. A cena dele cantando (que foi revelada em um clipe) é completamente um dos pontos altos de Gosling no personagem.

Por fim, America Ferreira brilha, mas brilha com força. Ela é a ‘dona’ da Barbie de Margot Robbie e ela consegue ser um ótimo complemento para a história da personagem. Um dos momentos mais marcantes, que a atriz dá tudo de si, é em um monólogo que ela faz sobre a dificuldade de ser uma mulher no mundo atual. Essa cena, disparada, é a melhor de Ferreira dentro de Barbie, trazendo um peso ainda maior para a história da boneca, mas também uma identificação muito grande com a vida real.

Barbie é a história que vai te cativar, fazer rir, mas também, refletir!

Pra quem achava que o longa de Greta Gerwig seria um filme para crianças, errou e errou feio! A diretora faz com que a reflexão de uma sociedade atual seja presente em um longa com diversão, leve, mas que vai além de todo o plástico e cor-de-rosa.

É incrível como o lema da boneca, o famoso “você pode ser quem você quiser”, se encaixa muito bem aqui. Porque sim, você pode ser quem você quiser. Porém, Barbie não escancara apenas isso, mas também um mundo onde os homens ainda mandam e as mulheres precisam se adequar ao que parecer ser mais ‘correto’.

Todo o hype em cima do longa valeu muito a pena, porque em Barbie, a gente não se diverte apenas. Mas, também, a gente aprende, a gente reflete e a gente sente. E isso é a graça do cinema, ainda mais em um filme sobre uma das bonecas mais famosas do mundo.

Barbie estreia nos cinemas no dia 20 de julho, na próxima quinta-feira.

Nota: 5/5

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.