Já Vimos o Primeiro Episódio de Stranger Things 4: O Que Esperar da Nova Temporada?

Nós da OverViewSP fomos convidados pela Netflix para um evento especial de lançamento da quarta temporada e pudemos assistir ao primeiro episódio chamado de “Clube Hellfire” e agora vamos contar para vocês um pouquinho do que assistimos e do que se pode esperar da nova temporada que chega amanhã, dia 27 de maio.

Stranger Things 4 | Millie Bobby Brown como Eleven em novo pôster divulgado da série da Netflix

Contando com 1 hora e 18 minutos de episódio, o começo da quarta temporada da série mais aclamada da locadora vermelha é focado em atualizar a vida de cada personagem que já amamos e conhecemos, além de apresentar novas figuras desconhecidas.

A introdução, ja divulgada nas redes socias pela Netflix, inicia um flashback do laboratório de Hawkins em 1979, estabelece as crianças usadas como experimentos e apresenta o Dez e seu poder de visualização da realidade através da mente. Logo após, um clima de tensão e suspense é instaurado, ao vermos que Eleven realizou um ataque a todas as outras crianças. A cena é inteiramente mergulhada no terror e possui uma violência gráfica bem marcante, muito mais do que nas temporadas anteriores.

Após a abertura, voltamos para 1986, na qual começamos a presenciar a vida de nossos personagens, pós os acontecimentos da terceira temporada.
Eleven, Will e Jonathan foram com Joyce morar na Califórnia. Todos os demais permanecem em Hawkins. Eleven (agora sem poderes psíquicos), finalmente estudando em uma escola, acaba sofrendo bullying dos demais colegas de classe. Mike, Dustin e Lucas agora fazem parte de um grupo de RPG chamado de Clube Hellfire, porém Lucas com ambição de não ser mais um nerd e ser parte da turma popular, agora participa do time de basquete do colégio, o que começa a gerar um atrito na relação dos três amigos. Nancy e Jonathan seguem namorando, porém ao estarem em cidades distantes, possuem dificuldades para manter a relação. Steve e Robin continuam amigos, com ele a aconselhando para chegar na menina que ela está afim. Max agora se isola de todos do grupo, inclusive de Lucas, pois está num estado depressivo pós a perda de seu irmão Billy.

Ainda, somos apresentados a dois novos personagens que devem ter um papel de relevância na temporada. Eddie Munson é o mestre das partidas de RPG no Clube Hellfire. Chrissy é a nova personagem de destaque do episódio. A líder de torcida é responsável por apresentar todo o clima de terror que será desenvolvido ao longo da temporada, uma vez que ela está tendo visões misteriosas e assustadoras que acabam introduzindo também a nova ameaça da série: Vecna (mais um nome retirado dos RPGs Dungeon and Dragons), uma entidade aterrorizante que tem fortes ligações com Chrissy.

A duração do episódio se justifica? A temporada começa bem?

Com toda a lista de duração dos episódios ja divulgada, e com cada um deles tendo mais de 1 hora (chegando a 2 horas e meia no último episódio) a pergunta que muitos fazem é: pra que tudo isso? Essa duração tem justificativa?

A princípio, em um primeiro episódio, da para se dizer que sim, mas com ressalvas. Como a série será lançada toda de uma vez, seria melhor uma duração menos alongada, dando uma podada em diversos excessos e cenas que não acrescentam tanto ou desenvolvem a trama. A experiência pode se tornar maçante ao ver em uma maratona, todos os episódios com tempo alongado. Talvez, fosse uma boa alternativa lançar a série semanalmente, como é o padrão de lançamentos para a TV e que tem sido adotados por outras plataformas.

Porém, apesar dos excessos, no geral, a duração do episódio é justificada, já que nele vemos sendo construído a nova relação e dinâmica dos personagens, introduzindo todos os conflitos que serão trabalhados ao longo da temporada. A ameaça é revelada aos poucos, dando total espaço no episódio para a construção dos personagens ainda nem sequer foram apresentados para a aventura, ou seja, a jornada ainda está para começar.

O primeiro episódio de Stranger Things foca nas relações humanas e no clima mais tranquilo, enquanto tem momentos chaves de terror usados para estabelecer o que vai ser o decorrer da trama. O clima de horror é presente de uma forma muito mais visceral e grotesca do que o habitual da série até então, com muitos elementos “gore” e novas referências a obras do gênero como “A Hora do Pesadelo” e “Exorcista” estão bem marcantes, o que torna a experiência refrescante e animadora para a estreia da série que acontece amanhã, no dia 27.

Gabriel Ladeira

2 comentários sobre “Já Vimos o Primeiro Episódio de Stranger Things 4: O Que Esperar da Nova Temporada?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.